sábado, 13 de fevereiro de 2010

AvóDezanove e o Segredo do Soviético

Hoje resolvi mudar um pouco o assunto. Como muitos sabem, sou estudante de Letras. Comecei por conta do Japonês, mas hoje faço apenas Português (mas estudo nihongo com professora particular). Mas o que não sabem é que me encantei com as literaturas africanas. Sinceramente, não tinha a menor idéia da qualidade e do alto nível de vários escritores. Dentre eles, confesso que encontrei um favorito: Ondjaki. O escritor angolano nascido em 1977 me impressionou com seu modo de escrever, seu humor, sua seriedade... Não vou nem tentar descrever todos os sentimentos que me envolvem durante a leitura de seus livros. Aqui recomendo o mais recente: AvóDezanove e o Segredo do Soviético. A história, que se passa em Praia do Bispo (local onde viveu o escritor durante sua infância), narra os acontecimentos no período de construção do grande Mausoléu de Luanda. Misturando ficção e realidade, criação e memória, é um daqueles livros que a gente começa a ler e não consegue parar mais...

Recomendo!

Lúcia

2 comentários:

Anônimo disse...

Querida Smurfete,
Reitero, sempre entusiasmado, minha alegria em acompanhar o seu blog. Hoje, estava a ler o mais recente livro de Mia Couto e, nada intencional, encontro sua manifesta apreciação pela literatura africana. O autor citado é moçambicano, se não teve a oportunidade de desfrutar de sua leitura ainda, por favor, tenho certeza que sua estante de livros ficará satisfeita com a companhia. Como sabes, a Aline estuda a temática, mais dedicada a literatura infantil, por isso tenho certeza que encontrará livros do autor - morando na BIG Saint Paul, não tenho dúvidas. Caso não encontre, terei o maior prazer em encaminhar uma "prenda" para ampliar tua abordagem sobre a riqueza das letras em África. É interessante observar a semelhança da narrativa literária do Mia Couto com o que em Latino América chamamos de "realismo fantástico", sinônimo que o próprio Garcia Marques se recusa a empregar, mas como as determinações de escola permeiam o debate, vou empregá-la (mesmo ciente do equivoco que estou comentendo). Terra sonâmbula, editado em 1992, é um dos seus livros mais conhecidos. Gostei muito do recente "Antes de nascer o mundo", que representa um corte com a identidade marcada pelo autor em estabelecer neologismos para permear a crítica sócio-política presente em seus textos. Bom, espero que se divirta, pois já estou reservando uma cópia de sua indicação literária para preencher o carnaval (via ON LINE na biblioteca pública de Coimbra).
Saudações virtuais e um grande beijo além Mar,
Carlos

Anônimo disse...

Olá, Carlos!

Olha só... Pois o livro que li de Mia Couto foi justamente Antes de nascer o mundo. Adorei também, e me fez lembrar a estrutura de Vidas Secas... Não sei se teve a mesma impressão! Se gostou dele, aposto que irá adorar o angolano Ondjaki... E sei que a Aline estuda essa área... Inclusive, quando ela esteve aqui para o casório, foi comigo a algumas aulas...


Quanto ao Mia, recomendo também a leitura de Terra Sonâmbula. Não li ainda, mas está na minha lista, e é o favorito da minha professora (que também foi professora da Aline)...

Carnaval? Aproveitamos: comemos pintado e filhote em Piracicaba e fomos visitar o brasileiro Kinkaku-ji, cópia pequena do nipônico, em Itapecerica da Serra. Também aproveitamos para repor as energias...

Beijão e saudades daqui da ex-colônia!

Lúcia