segunda-feira, 10 de março de 2008

Como tratar seu cão ou gato picado ou aferroado por um inseto




De maneira geral, picadas de insetos são inofensivas para os cães, mas se a picada for de uma abelha ou de algum tipo de vespa, a área vai ficar inchada e dolorida. Em casos mais graves, pode ocorrer uma reação alérgica ao veneno do inseto, sendo que algumas raças, como o dachshund, são aparentemente mais propensas a alergias. Importante mencionar que as abelhas, atraídas por áreas escuras, atacam mais os cães pretos ou com manchas pretas no corpo.

Os sinais de uma picada de inseto são inchaço, dor nos músculos e área afetada, vômitos, fraqueza, febre e choque. Os sinais de choque são gengivas pálidas ou brancas, batimento cardíaco acelerado e respiração rápida. Abaixo veremos algumas sugestões úteis do que fazer se seu animal de estimação for picado ou aferroado por um inseto.

-Contenha o cão, se necessário
-Aproxime-se do cachorro lentamente, falando em um tom de voz tranqüilizador.
-Faça uma focinheira no cachorro para sua proteção, se necessário.
-NÃO aperte a área. Se o cachorro foi aferroado por uma abelha, raspe a região com uma faca sem fio para retirar o ferrão imediatamente. Outros insetos não deixam o ferrão na pele.
-Se a área afetada estiver quente e inchada, aplique um creme de cortisona e segure uma bolsa de gelo sobre a pele do cachorro por um período curto de tempo.
-Dê um anti-histamínico.
-Se houver qualquer dificuldade respiratória ou se o rosto parecer inchado, leve o cachorro imediatamente ao veterinário

Todo cuidado é pouco. É realmente assustador ver seu bichinho ficar de repente mole, vomitar, ter queda de pressão com gengivas e língua pálidas de repente. O tratamento é eficaz, se realizado a tempo!

5 comentários:

Fabi disse...

Lúcia, gostei das explicações. Meu Pug já foi picado por abelha 03 vezes! Preciso do teu email pra te mandar fotos ...

Lúcia disse...

Nossa, Fabi, nem tinha visto sua resposta... Desculpe! Olha, não tenho como mandar meu e-mail por aqui, fica muito "público"... mas vou fazer o seguinte: a Jan e o Má devem ter o seu, né? Assim que encontrá-los na net eu pego e te mando o meu, ok? E espero que esta postagem tenha ajudado em alguma coisa...
Beijos
Lúcia

Fernanda disse...

Boa noite.
Em frente a minha casa tem uma escola e infelizmente tem muita abelha se instalando lá.Jah avisei 3 vezes a secretaria do meio ambiente sobre elas, com medo de que alguns alunos possam ser picados.
Mas hj quando cheguei em casa, meu cachorro (pinscher tamanho 0) tinha sido picado na patinha.
Graças ao seu blog, socorri meu amiguinho.
Considerando que abelha eh o bicho que mais mata no mundo, acho que esse pessoal aih da secretaria anda dormindo demais!
não sei mais o q fazer.

tb adoro aikido e faço krav maga.

abraços e parabens pelo blog

Fernanda

Anônimo disse...

Ontem um enxame de abelhas atacou meus cachorros, eu e meu pai, levei três ferroadas na palpebra e meu pai inumeras no braço. Meus cachorros levaram MUITAS picadas, uma desmaiou após algumas picadas, o veterinário veio tratá-las porém, uma faleceu.
Abelha mata!

Anônimo disse...

Ontem meu cachorro recebeu muitas picada de abelha comprei um anti arlegico para ele mas ele esta muito fraco e volmitando muito por nao ter dinheiro nao levei ele ao veterinario. Como posso tratar ele com os recurso caseiro