segunda-feira, 30 de junho de 2008

Dolls - o filme

Ontem à noite fui assistir Dolls. Fazia um tempão que eu estava procurando esse filme, e aí aparece uma mostra de filmes japoneses. Como não podia deixar de ser, a companhida de Arekusu san só tornou mais agradável o passeio... Domo arigato!

Bom, para começar, o filme foi na Cinemateca Brasileira, lugar que, por si só, já vale a visita. A Cinemateca foi transferida para o prédio do antigo matadouro municipal, na Vila Mariana, em 1992. Antes, era o Clube de Cinema de São Paulo, que foi fechado pelo Estado Novo e depois reaberto em 1946.

Para quem não sabe, o crescimento do bairro Vila Mariana ocorreu com a abertura do matadouro municipal.

Bom, o ambiente é totalmente diferente de um cinema qualquer. Na entrada do cinema há uns objetos curiosos, referentes à origem do cinema. Quem puder, vá conferir!

Bom, quanto ao filme... poucos são os filmes tão plasticamente bonitos e tão simbólicos. Logo no início, uma cena do teatro kabuki, arte em que se baseia todo o filme. Dali, começa a história de amor central, que vai "amarrando" as duas outras. São dois mendigos amarrados que caminham durante todo o filme, a primeira história de amor. A segunda, de um chefe da yakuza, que deixou sua namorada na juventude e volta ao lugar em que eles se reencontravam e em que ela o espera todo sábado, e a terceira, de uma cantora de popstar que sofre um acidente e um fã fanático que se cega. Todas as histórias têm um mesmo fundo: um passado irrecuperável, a idéia de que o que não foi, não pode ser mais.

As cores no filme também são marcantes: o caminhar do casal de mendigos vai apresentando as estações do ano, e, creio eu que, de alguma forma, as cores das suas roupas vão mudando com o passar do tempo.

Para quem não viu, vale a pena. Eu havia assistido há muito tempo, logo da estréia, em 2002. Era outra pessoa, e muitas das impressões mudaram. Contudo, a sensação de beleza plástica e de simbologia rica permaneceu. E, mesmo mudando, as impressões são ainda melhores!

Recomendo!

Beijos

Lúcia

9 comentários:

Anônimo disse...

Meu amor,

Estou muito feliz por e com você. Você merece ser muito feliz, e que quero fazer parte dessa felicidade. Eu te amo muito.

Mas, você nunca me levou para conhecer o matadouro municipal (hahahahahaha).

Beijos, muitos beijos.

Seu amor.

Lúcia disse...

Hahahahahahaha.

Tá, eu te levo. :) Mas vai ter que ver o filme que eu quiser, hein? ;)
Te amo muitão, lindo!

beijos

Alexandre disse...

muito legal o seu Blog lúcia! É sempre bom achar um espaço como este feito por amantes desta arte tão profunda que é o Aikido! já adicionei em meus favoritos! parabéns!

é uma pena que aqui no RJ não tenha muitos lugares como este cinema...

abs,

Lúcia disse...

Oi, Alexandre, obrigada!

Andei dando uma olhadinha de leve no seu blog, e gostei muito também! Não conheço o Rio de Janeiro o suficiente para dizer qualquer coisa, mas tenho certeza que aí há algum lugar com o mesmo "ar".

Se eu descobrir, te aviso!

abs,

Lúcia

PS: Se tiver a oportunidade, assista esse filme, é maravilhoso!

Marcos de Araujo disse...

Oi, Lu

Vc sabe q eu adoro a cultura japonesa... mas tenho que dizer: this movie sucs! Eu fui assistir, sei lá a quanto tempo atrás, em 2003 maybe, e levei a minha mãe também... coitada! Anyway, só gostei da fotografia, que o Kitano podia ter nos poupado tempo se tivesse feito uma exposição ao invés de um flme.

É bom saber q o matadouro está tentando se regenerar - hehe. O prédio me parece bem legal...

Beijos

Lúcia disse...

Marucosu san

Pois eu fui com você, quando você foi ver esse filme. Eu amei o filme, ele não "sucks" de jeito nenhum. E não sou a única a pensar assim. Na verdade, talvez você não tenha gostado por não ter buscado a mesma coisa que eu busquei no filme. De qualquer forma, nada é unanimidade. Mas, ao invés de dizer "this movie sucks", você poderia ter digo "eu detestei esse filme", ou "I hated this movie", ou qualquer coisa do gênero.
Esse filme está no meu hall de filmes prediletos, com certeza. Aos que não assistiram, recomendo que vejam, e tirem suas próprias conclusões... rs

bjs

Lúcia

Marcos de Araujo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Marcos de Araujo disse...

In my opinion this movie sucks! I love Kitano's work, such as Hana-bi, Gohatto, Zatoichi... however this movie, Dolls, is crap! - hehehe. As I said, that's MY opinion.

Lúcia disse...

Ok, ok. NOW I won´t complain, everyone may have an opinion... hehehe. I DO disagree, though, hahahaha... :-) Maybe when you come visit us again, here in Brazil, we can discuss this! hahahaha...

Miss you terribly, Marcos... Things now are different here, and I am sure you´d love to see many things...

Kisses

Lúcia