sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Aikido forte? O que é ser forte em uma arte marcial?


Pessoal,

Aí vai apenas uma sugestão para se pensar. O que é aikido forte??? Hoje em dia eu vejo ouço muito isso... "aikido forte". E ouço elogios... Mas quando comecei a treinar, diferenciávamos "aikido forte" de "aikido vigoroso", ou mesmo de "aikido "forte"". Como não temos uma palavra para tal diferença, "força físico" e "força interior", muita gente confunde, ainda que toda a história do Aikido nos leve a enxergar a busca pela ausência de força física.

Sou mulher. Quase não tenho força física. E estou tão longe de não usá-la em momento algum... Muitas vezes, sinto-me uma fraca, por não conseguir aplicar uma técnica, ou por ser "travada"... Mas digo àqueles que estão começando a treinar: não ter força física parece ser bom no final das contas, pois é fácil fazer força com o bíceps e não perceber, mas é difícil usar só o koshi e o kokyu... É fácil fazer o uke bater e gritar de dor, uma vez que o uke está literalmente se entregando para o treino, o que é difícil é fazer da torção um tratamento por um bem maior, fazer a dor ser uma evolução para o uke. Não ter essa opção, de usar a força, talvez evite que o praticante se engane no Aikido. O caminho é mais árduo, mas tenho certeza que cada vitória sobre si mesmo é ainda mais emocionante!
Se as artes marciais dependessem de força física, certamente seriam muito poucos os praticantes fortes o suficiente para conseguirem evoluir. Entretanto, vemos pessoas de todos os tamanhos e pesos, e idades, praticando. Não só no Aikido, mas em outras artes também.

Quero aprender cada dia mais, e quero cada dia mais me distanciar do uso da força física. Se isso é possível para mim, eu não sei. Mas é minha busca, e sou feliz com ela. Eu quero, SIM, ser forte, e ter um Aikido vigoroso. Mas quero desenvolver a minha força vital, meu "ki", e não meus músculos... Alguém mais vai por esse caminho?

4 comentários:

Alex P. disse...

Eu vou por esse caminho também. E dentro das minhas características, encontro as minhas dificuldades.

Evidentemente o uso da força física no Aikido para mim também é incógnita. Dias desses você mesmo ouviu o Nagao Sensei dizer que em relação a mim, "de um jeito ou de outro" a coisa vai, visto que alguma força física eu consigo usar.

Não é o que desejo, claro. O quanto realmente a gente aguentaria treinar se nos restringissemos à força física ?

E por outro lado, o quanto eu consigo deixar de usá-la ?

Mesmo sendo você mulher, você tem força física, e certamente em algum momento você a usa durante o treino, ainda que muito menos do que nós, trogloditas.

É o ponto que acho dos mais difíceis entre tantos outros no Aikido: passamos a vida toda aprendendo que temos de ser "fortes" no sentido físico mesmo. Aí entramos no tatame e temos que desaprender tudo, temos de aprender a sermos fortes também, mas de forma completamente diversa.

Algo que me deixa feliz é que hoje consigo ao menos identificar, parcialmente, quando estou usando força e quando não estou. Saber identificar esse ponto é fundamental para poder melhorá-lo... né ?

gostei do post!
beijo

Anônimo disse...

Oi, Arekusu san!

É, a gente aprende pelo "desaprendizado".. O tal "esvaziar a xícara" né?

Gosto muito da sua técnica, e vejo em você a busca pela não força... Tenho certeza que muitas vezes você se vê contraindo músculos desnecessariamente...rs... Mas é aí que está o prazer em treinar... Uma busca longa e árdua pelo esforço mínimo, né? Chega a ser contraditório, mas é muuuuito bom!

Beijos mil

Rushia

Eduardo disse...

Realmente utilizar somente a energia do ki na pratica do Aikido desvinculando a força física é a busca constante de todos praticantes.

Procuro utilizar a sutileza dos movimentos circulares na condução das técnicas impondo também o vigor nas finalizações, mas nem sempre consigo...

Tive muita sorte de ter sido apresentado ao Aikido pela sensei Lucia, pois desde o inicio (que parece ter sido ontem... rsrsrs) consegui identificar que o aikido não depende de força física, digo isso, porque quando os treinos são mais aeróbicos sinto o vigor das técnicas, quando sou arremessado sem dó nem piedade hehehehe. Brincadeiras a parte, acredito que mesclar aulas aeróbicas e mais técnicas são essenciais para o aprimoramento das técnicas.

Lúcia disse...

Olá, Edu!

Obrigada pelo comentário, viu?

Eu gosto de variar, sim, o estilo das aulas. Acho que fazer a mesma técnica de várias formas e, depois, vigorosamente, dá a ela sempre uma nova vida... E varias as técnicas, da mesma maneira, dá a aula um sabor de novidade eterno, né?

Parabéns pelo exame e pela evolução!!!

Beijos

Lúcia