terça-feira, 25 de março de 2008

Kawai sensei


Apenas uma homenagem a um homem de coragem. Kawai sensei é meu mestre, meu mentor, meu conselheiro, e ainda tenho muito a aprender com ele. Sensei, domo arigato gozaimasu!

segunda-feira, 10 de março de 2008

Como tratar seu cão ou gato picado ou aferroado por um inseto




De maneira geral, picadas de insetos são inofensivas para os cães, mas se a picada for de uma abelha ou de algum tipo de vespa, a área vai ficar inchada e dolorida. Em casos mais graves, pode ocorrer uma reação alérgica ao veneno do inseto, sendo que algumas raças, como o dachshund, são aparentemente mais propensas a alergias. Importante mencionar que as abelhas, atraídas por áreas escuras, atacam mais os cães pretos ou com manchas pretas no corpo.

Os sinais de uma picada de inseto são inchaço, dor nos músculos e área afetada, vômitos, fraqueza, febre e choque. Os sinais de choque são gengivas pálidas ou brancas, batimento cardíaco acelerado e respiração rápida. Abaixo veremos algumas sugestões úteis do que fazer se seu animal de estimação for picado ou aferroado por um inseto.

-Contenha o cão, se necessário
-Aproxime-se do cachorro lentamente, falando em um tom de voz tranqüilizador.
-Faça uma focinheira no cachorro para sua proteção, se necessário.
-NÃO aperte a área. Se o cachorro foi aferroado por uma abelha, raspe a região com uma faca sem fio para retirar o ferrão imediatamente. Outros insetos não deixam o ferrão na pele.
-Se a área afetada estiver quente e inchada, aplique um creme de cortisona e segure uma bolsa de gelo sobre a pele do cachorro por um período curto de tempo.
-Dê um anti-histamínico.
-Se houver qualquer dificuldade respiratória ou se o rosto parecer inchado, leve o cachorro imediatamente ao veterinário

Todo cuidado é pouco. É realmente assustador ver seu bichinho ficar de repente mole, vomitar, ter queda de pressão com gengivas e língua pálidas de repente. O tratamento é eficaz, se realizado a tempo!