sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Aikido forte? O que é ser forte em uma arte marcial?


Pessoal,

Aí vai apenas uma sugestão para se pensar. O que é aikido forte??? Hoje em dia eu vejo ouço muito isso... "aikido forte". E ouço elogios... Mas quando comecei a treinar, diferenciávamos "aikido forte" de "aikido vigoroso", ou mesmo de "aikido "forte"". Como não temos uma palavra para tal diferença, "força físico" e "força interior", muita gente confunde, ainda que toda a história do Aikido nos leve a enxergar a busca pela ausência de força física.

Sou mulher. Quase não tenho força física. E estou tão longe de não usá-la em momento algum... Muitas vezes, sinto-me uma fraca, por não conseguir aplicar uma técnica, ou por ser "travada"... Mas digo àqueles que estão começando a treinar: não ter força física parece ser bom no final das contas, pois é fácil fazer força com o bíceps e não perceber, mas é difícil usar só o koshi e o kokyu... É fácil fazer o uke bater e gritar de dor, uma vez que o uke está literalmente se entregando para o treino, o que é difícil é fazer da torção um tratamento por um bem maior, fazer a dor ser uma evolução para o uke. Não ter essa opção, de usar a força, talvez evite que o praticante se engane no Aikido. O caminho é mais árduo, mas tenho certeza que cada vitória sobre si mesmo é ainda mais emocionante!
Se as artes marciais dependessem de força física, certamente seriam muito poucos os praticantes fortes o suficiente para conseguirem evoluir. Entretanto, vemos pessoas de todos os tamanhos e pesos, e idades, praticando. Não só no Aikido, mas em outras artes também.

Quero aprender cada dia mais, e quero cada dia mais me distanciar do uso da força física. Se isso é possível para mim, eu não sei. Mas é minha busca, e sou feliz com ela. Eu quero, SIM, ser forte, e ter um Aikido vigoroso. Mas quero desenvolver a minha força vital, meu "ki", e não meus músculos... Alguém mais vai por esse caminho?