sábado, 30 de janeiro de 2010

Ao nosso mestre





KAWAI SENSEI (1931 ~ 2010)

Até este semana, eu nunca havia perdido alguém próximo a mim. E até nesse momento, Kawai sensei me ensinou. Ainda está ensinando...

Kawai sensei é um exemplo de várias maneiras. Com seus muitos problemas de saúde, desde a infância, não deixou jamais de fazer o que acreditava ser o certo. Veio ao Brasil (quantas vezes me contou sobre essa viagem... de navio, sem conforto, com doenças ao seu redor...) sem falar nada de português, apenas o "não falo português". Sozinho. Aos poucos, foi desenvolvendo a acupuntura e o Aikido. Em uma época em que poucos sabiam de acupuntura. Viajou mais no Brasil do que a grande maioria de nós, brasileiros de nascença. Aliás, ele amava este país. Jamais pensou em voltar a morar no Japão.

Lentamente, Kawai sensei divulgou o Aikido. E sempre gostou de viajar. Sempre era convidado para dar seminários em vários cantos do Brasil, bem como em outros países da América do Sul e até da Europa. E sempre levava consigo histórias com muito aprendizado.

Quando voltava, contava da viagem, falava do país ou cidade, e de como as coisas mudaram desde a primeira vez que fora para lá. Nagao sensei disse uma verdade: Kawai sensei sempre foi um estudioso, era muito culto. Eu sempre me impressionava nos conhecimentos dele sobre tudo. Podia conversar sobre praticamente qualquer coisa.

Durante sua vida, ele tocou a vida de milhares. E o interessante, pensando em Aikido, é que não há um aluno seu que seja igual ao outro. A técnica sempre muda, como ele dizia: "cada cada"...

 Quem teve a oportunidade de conhecer um pouco mais dele sabe que ele tinha Aikido na alma. Como Ono sensei falou, "Kawai sensei era Aikido". E uma imagem que nunca mais vou esquecer: Ono sensei, pouco antes de fecharem o caixão, segurou as mãos de Kawai sensei, e entoou uma música japonesa. Mas não terminou, em meio a lágrimas, olhou com muito carinho e disse: "Domo arigato gozaimashita"...

E é isso, só isso, que posso dizer também: KAWAI SENSEI, DOMO ARIGATO GOZAIMASHITA, POR TER MUDADO MINHA VIDA PARA SEMPRE, E POR TER ME ENSINADO QUE HÁ SEMPRE O QUE APRENDER, EM TUDO NA NOSSA VIDA.

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

FALECIMENTO DE KAWAI SENSEI

Ontem à noite faleceu meu grande Mestre, Kawai sensei.

Não há palavras, é impossível dizer como me sinto, como todos nós, que tivemos a honra de fazer parte de um pedacinho da vida dele, nos sentimos.

Sensei, você fará muita falta! Procurarei sempre seguir seus ensinamentos, e serei sempre o meu melhor, para ser um orgulho!

Lúcia